Fast fashion ainda mais rápido, simples e escalável

Lojas Leader migra ERP para HyperFlex na busca por maior desempenho.

A indústria da moda é dinâmica. E, em um mundo digital, consumidores querem respostas cada vez mais rápidas. No caso das Lojas Leader, isso não é diferente. Agilidade e velocidade são atributos intensos à rede de varejo com Cisco DNA carioca que atua com “fast fashion”, conceito pautado pela eficiência no fornecimento de produtos ao mercado.

A garantia para que esse processo veloz seja entregue com maestria tem relação direta ao software de gestão (ERP) utilizado pela companhia. “Temos um acoplamento de todas as operações centralizadas no SAP”, explica Betanio Nascimento, gerente de infraestrutura de TI da empresa que mantém uma rede com 127 lojas e uma cadeia de distribuição complexa, que precisa ser bem planejada.

Desafio

Até então, o sistema rodava dentro do data center de um grande provedor de serviços de tecnologia. Devido a extrema relevância e uma busca por otimização de custos, a rede de varejo resolveu fazer a migração da ferramenta da fabricante alemã, saindo de um modelo de hosting dedicado para uma modalidade de colocation.

Para fazer esse movimento, o time de tecnologia tinha certeza que seria imprescindível escolher uma infraestrutura robusta e veloz, capaz de garantir respostas rápidas e disponibilidade ao negócio da Leader.

Solução

Segundo Nascimento, um dos principais desafios era reproduzir a performance que existia nos antigos servidores com processadores Risc em uma arquitetura computacional com Intel x86. Com base nesta demanda, o time de tecnologia começou a analisar opções no mercado, avaliando sistemas a partir de sua capacidade, desempenho e custo de propriedade.

Após algumas análises, a rede varejista optou pelo Cisco HyperFlex, plataforma hiperconvergente que reúne servidor, rede e armazenamento em uma única solução. “A tecnologia é muito simples de implantar, de manusear, bem fácil e rápido de instalar, gerenciar e escalar”, comenta Jonatas Marques de Souza, gerente de contas da Nereidas IT Services, parceira Cisco que instalou as máquinas na terceira semana de fevereiro de 2017.

Resultado

LA percepção de simplicidade e agilidade da solução é corroborada pela Leader: “Em três dias, já tínhamos o software e os testes concluídos e começamos a liberar as máquinas virtuais”, cita Nascimento, sinalizando que toda a migração do SAP foi concluída em março.

Segundo ele, a solução entrega um desempenho 60% superior às outras tecnologias avaliadas no projeto. A estimativa é que o retorno sobre o investimento feito na tecnologia venha dentro de cinco meses.

O Futuro

A empresa está estudando a possibilidade de levar outras aplicações para a plataforma hiperconvergente Cisco. Isso porque, a tecnologia consegue atender todas as exigências do SAP consumindo menos de 15% da CPU da máquina física. “É uma solução robusta e muito viável para ser usada em muitos projetos”, comenta Nascimento.

A rede varejista baseia seu modelo de negócios na eficiência em fornecimento e produção em termos de custo e tempo de comercialização dos produtos ao mercado, e o ERP da SAP tem papel fundamental para garantir essa eficiência. Agora, com o sistema de gestão rodando no Cisco HyperFlex, o fast fashion da Leader ficou ainda mais rápido, simples e escalável.

Uma rede para a CASA&VIDEO crescer

Projeto da Nereidas IT Services com tecnologia SD-WAN Cisco Meraki irá conectar 400 lojas até o fim de 2023.

Empresa

Liderança em varejo

Fundada no Rio de Janeiro em 1988, a CASA&VIDEO atua no varejo de utilidades domésticas, ferramentas, climatização e eletroportáteis. Líder de mercado no estado, a empresa vem estendendo sua presença em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em acelerado crescimento, a CASA&VIDEO possuía 200 lojas no início de 2022. A previsão é ter aproximadamente 250 até o final de 2022, e projetando chegar a 400 até o final de 2023. Para essa expansão, a área de Tecnologia da Informação é hoje vista como “parceira estratégica do negócio”, e não somente como um setor de sustentação e suporte.

“A TI cada vez mais é de fundamental importância para os resultados da companhia – seja para aumentar a eficiência operacional ou alavancar vendas e reduzir atritos com clientes. Importante trazer a tecnologia como um motor propulsor das estratégias para a CASA&VIDEO, permitindo escalar rapidamente as ações e os resultados, além de sermos um setor-chave para a empresa crescer na velocidade que deseja, com maior eficiência nos processos, foco na inovação e sempre de modo sustentável”, diz Pedro Pontes, diretor de Tecnologia da CASA&VIDEO.

Desafio

As dores do crescimento

O rápido crescimento da cadeia de lojas da CASA&VIDEO exigia a modernização de sua rede, já desatualizada. De acordo com Pedro Pontes “a ideia era um projeto capaz de trazer flexibilidade à expansão do nosso negócio, com implementação de novos serviços, mais segurança e redução de custo na operação”.

A nova rede deveria resolver a questão da dispendiosa manutenção do funcionamento do sistema legado MPLS (Multiprotocol Label Switching), que implicava despesas operacionais altas. Além disso, deveria reduzir a inatividade nas lojas – pois maior disponibilidade aumenta receita, além de evitar problemas com os clientes. Deveria, ainda, permitir a integração de novos serviços em todas as localidades onde se encontram as lojas da rede, além de oferecer recursos para aprimorar a segurança.

Jonatas Marques de Souza, CEO da Nereidas IT Services, resume: “a rede, já sobrecarregada, exigia cada vez mais banda para manter conexões; a execução das aplicações existentes já se encontrava prejudicada, e era impossível acrescentar novas – como a hoje imprescindível oferta de Wi-Fi para os clientes das lojas. Era preciso também incrementar a segurança de rede e, possibilitar ao setor de Prevenção de Perdas o monitoramento simultâneo das câmeras instaladas em todas as lojas”.

Solução

Tecnologia Cisco Meraki

A solução veio com a implementação da rede SD-WAN (rede remota definida por software) Cisco Meraki MX, e Wi-Fi assegurado para todos os clientes das lojas CASA&VIDEO pelos equipamentos Meraki MR. A Cisco informa que Meraki é uma palavra grega que significa “colocar sua alma em tudo que faz”. E, sem dúvida, essa tecnologia torna-se a alma do crescimento da CASA&VIDEO, com benefícios para a empresa e para seus clientes.

Idealizador da nova rede junto com a TI da CASA&VIDEO, Jonatas conta que, para escolha dessa solução, levou-se em conta os casos de sucesso em outras implementações. E, de acordo com uma rigorosa avaliação técnica, era a que melhor atendia a fatores relevantes para a empresa, como:

§Relação custo-benefício

§Segurança nas conexões

§Infraestrutura escalável em nuvem

§Aplicações para Internet e nuvem

§Otimização para multicloud

§Informações de desempenho.   

A primeira fase, concluída em fevereiro deste ano, 2022, integrou todas as lojas à rede Meraki. E o projeto vem sendo ampliado no ritmo da inauguração de novas lojas. Sua realização é “meta da área de tecnologia, garantindo assim o nosso sonho grande de triplicar o tamanho da companhia nos próximos anos, com rollout expressivo de inaugurações no decorrer do período sem que nenhuma loja fique off-line – o que exige coordenação da equipe do parceiro, com nosso time de back office, e com o time de front office em campo, realizando as ativações”, explica Pedro Pontes.

Resultados


Um círculo virtuoso: crescimento - satisfação do cliente - crescimento

“Antes, para abrir uma loja, era um problema achar no mercado as tecnologias legadas, além da dificuldade de encontrar especialistas para configurá-las, custos elevados, e até, dependendo da localidade, contratar os links de comunicação específicos que elas exigiam”, relata Pedro Pontes.

A rede SD-WAN Cisco Meraki “aportou uma flexibilidade muito agressiva”, comenta ele, exprimindo a facilidade e rapidez com que o novo cenário permite à CASA&VIDEO expandir sua cadeia de lojas. Jonatas fala em uma “simplificação do ambiente”, com a rede Cisco Meraki possibilitando a integração de novos serviços, com reflexos diretos sobre os negócios da empresa.

A oferta de Wi-Fi para o cliente é, em si, um benefício para os negócios, potencializado ao criar um “mapa de calor”, que acompanha o percurso dos clientes em cada loja e quanto tempo permanece em cada seção: assim, aprimora-se a disponibilidade de sortimentos de acordo com os interesses indicados por esse itinerário. E mais: representa um passo importante no que toca a integrar tecnologia e negócios.

Segurança também foi um ganho inquestionável, seja em termos da segurança física, pela monitoração de câmeras nas lojas, seja em termos da segurança da informação, com a criptografia de dados.  

Um benefício notável foi a redução de custos de manutenção: os dados indicam uma economia de 30% entre 2021 e 2022, e de mais 37% até o final de 2023. De acordo com Pedro Pontes: “a economia está sendo drástica em itens como comunicações e manutenção. Isso sem contar as vantagens que obtivemos ao solucionar a questão da indisponibilidade da rede nas lojas, que hoje é bastante baixa por conta da tecnologia e por conta dos links de backup que temos instalados nessas lojas”.

Uma boa conexão nas lojas alimenta o ciclo crescimento da empresa – satisfação do cliente – crescimento da empresa. É isso que a CASA&VIDEO espera com a nova tecnologia: aprimorar as operações da empresa e, ao mesmo tempo, oferecer, comodidades ao cliente na utilização de seus próprios equipamentos e no pagamento descomplicado por diferentes meios.

Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este
banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies