Logo Reduzida (Nova)-03

Como escolher o data center ideal para a sua empresa? 

Nesta era multicloud, o data center tornou-se vasto e complexo, voltado para impulsionar a melhor experiência do usuário. 

Sabendo que essa é uma das instalações mais importantes de uma empresa, se não a mais importante, conhecer cada aspecto dessa solução se faz necessário, principalmente se sua empresa está pensando em migrar para um ambiente com maior segurança, estabilidade, disponibilidade de conexão e monitoramento preventivo.

Vale lembrar que se preocupar com o data center da sua empresa também é uma estratégia de boas práticas de cibersegurança. 

Neste conteúdo vamos esclarecer o que é um data center, os tipos, quais são os padrões da infraestrutura e, ao final do conteúdo, vamos ajudar guiar você na escolha ideal para a sua empresa. Acompanhe! 

O que é um data center? 

O data center é uma instalação física que as empresas usam para hospedar aplicativos,  e dados essenciais. Nele estão armazenados computadores corporativos, rede e outros equipamentos de TI que dão suporte às operações. 

É importante ressaltar que essas máquinas contêm informações sensíveis e precisam ser tratadas com a devida relevância.  

O data center é composto por roteadores, switches, firewalls, sistemas de armazenamento, servidores e controladores de disponibilização de aplicativos, acompanhados também por sistemas de infraestrutura elétrica, climatização adequada e segurança. Seu design é baseado em uma rede de recursos que permitem a disponibilização de aplicativos e dados compartilhados. De acordo com a necessidade, eles podem ter diferentes dimensões, ficar alojados em nuvens ou em uma locação específica.

Como funciona um data center?

Um data center precisa funcionar ininterruptamente ao concentrar e conectar os equipamentos, switches, servidores, storages, backups, plataformas de software e outros componentes que formam o ambiente. 

Essa hospedagem de dados possui uma estrutura implantada para proteger o desempenho e a integridade dos principais componentes, considerando diversos aspectos, inclusive de cibersegurança. Por isso, os dispositivos de segurança de rede costumam incluir firewall e proteções contra violações. 

Ainda pensando em manter o funcionamento, os mecanismos fornecem resiliência e disponibilidade, normalmente, por meio de um controle de tolerância a falhas automático e balanceamento de carga. Além disso, essa solução possui uma estrutura que suporta diversos Racks com altíssima densidade de quilovoltamperes por rack.  

Vale lembrar que existem vários tipos de data center, como cloud e colocation, por exemplo. A opção ideal vai depender das necessidades a serem atendidas. 

Quais são os padrões da infraestrutura de um data center?

Existe mais de um padrão de infraestrutura para um data center. Porém, a estrutura ideal deve contemplar condições adequadas de construção, resfriamento, largura de banda e segurança. 

O padrão mais adotado para o design e a infraestrutura é ANSI/TIA-942, que inclui certificação e garante conformidade com uma das quatro categorias de camadas para níveis de redundância e tolerância a falhas. 

Em resumo, a primeira camada corresponde à estrutura básica, com proteção limitada contra eventos físicos. A segunda contém a infraestrutura do local dos componentes com capacidade redundante, oferecendo proteção reforçada. A camada 3 pode ser mantida simultaneamente, protegendo contra a maioria dos eventos físicos, possui capacidade redundante e vários caminhos de distribuição independentes. Dessa forma os componentes podem ser removidos ou substituídos sem interromper o serviço. A quarta camada, fornece os mais altos níveis de tolerância a falhas e redundância em um data center

Vale ressaltar que a infraestrutura de um data center é complexa, mas precisa ser flexível para acompanhar as evoluções dos equipamentos. Ela também precisa ser escalável para atender as demandas futuras da empresa.  

Existem diferentes formas de se adequar à escalabilidade. Um data center in house, por exemplo, ampliar a sua capacidade de armazenamento com novos equipamentos. Não obstante, a hospedagem de dados em cloud só exige a ampliação do pacote de serviços contratados pela empresa.

Por outro lado, é unanime que os modelos precisam garantir requisitos essenciais, como infraestrutura elétrica, climatização e segurança. 

Tendo estes aspectos em vista, esclareceremos, a seguir, quais são os tipos de data center.

como escolher o data center ideal para a sua empresa
Como escolher o data center ideal para a sua empresa?

Quais são os tipos de data center?

Comentamos acima que as empresas podem escolher diferentes tipos de data center, de acordo com a demanda. Como por exemplo, optar por uma solução híbrida em nuvem, consumir serviços de computação e armazenamento compartilhados, usar serviços públicos baseados em nuvem ou um espaço em instalações de colocation.  

Atualmente, os aplicativos não residem em apenas um local. Eles operam em múltiplas nuvens, públicas e privadas, serviços gerenciados e ambientes tradicionais, então também é comum que as empresas optem por mais de uma opção. 

Há muitos tipos modelos de data centers disponíveis. As classificações variam de acordo como se enquadram, se adequem a topologia de outros data centers, as tecnologias usadas, eficiência energética e até se pertencem a uma ou mais empresas.

Para classificar os tipos de data center, vamos seguir as definições usadas pela Cisco, um dos nossos parceiros, e líder de mercado. 

Os data centers corporativos, como o nome já sugere, são adquiridos e operados por empresas e são otimizados para os usuários finais. Normalmente, ficam alojados na área da própria empresa, embora não seja uma regra. 

Data centers de serviços gerenciados são administrados por um provedor de serviços. Neste caso, a  empresa aluga os equipamentos e a infraestrutura e não precisa adquiri-los. 

No caso dos data centers de colocation, compartilhados ou “colo”, as empresas alugam o espaço fora das suas instalações, com toda a infraestrutura necessária e adequada para o armazenamento de dados. 

Nos data centers em nuvem, os dados e aplicativos são hospedados por um provedor de serviços em nuvem, como AWS (Amazon Web Services) e Azure (Microsoft).

Como escolher o data center ideal para a sua empresa?

Nesta era multicloud, o data center tornou-se vasto e complexo, voltado para impulsionar a experiência do usuário. E, agora que você sabe um pouco mais sobre ele, deve estar se perguntando como escolher o data center ideal para a sua empresa. Nós podemos ajudar! 

Um data center precisa ser personalizável, permitindo adicionar ou remover funcionalidades, e estar preparado para o aumento da capacidade sem perda de desempenho. Além disso, é preciso garantir o funcionamento, disponibilidade dos serviços e dos equipamentos que rodam sistemas importantes para a empresa.  

Um fator importante durante a escolha de um data center é a certificação, que comprova o nível de excelência do sistema. Ela avalia a estrutura do data center e o classifica quanto à sua disponibilidade e redundância e precisa ser reconhecida internacionalmente, como ISO 27000, PCI DSS, SSAE 16 e TIER.  

Outro aspecto que deve ser considerado é o suporte oferecido. Considere o atendimento, dando preferência para os que oferecem serviço 24 horas, por chat, telefone e service desk. 

O data center precisa estar disponível sempre. Logo, o provedor deve manter o ambiente monitorado e os componentes essenciais para o seu funcionamento, como energia elétrica e redes de internet, sempre ativos. 

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido diversas questões sobre data center, mas compreendemos que este é um tema amplo e complexo.

A Nereidas oferece soluções personalizadas, focadas inteiramente na melhor opção para o cliente. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco. Será uma satisfação ajudar a sua empresa a encontrar o data center ideal! 

Siga-nos

Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este
banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies